Devaneios sobre a comida de verdade. Receita 0.1 - Fiori Di Zucca

“ Food brings people together on many different levels. It’s nourishment of soul and body. It’s truly love.”


Eu amo como a comida me leva para uma incrível jornada de conexão com diferentes culturas, pessoas e sensações. Amo explorar ingredientes diferentes e descobrir suas histórias. É uma das minhas maiores paixões e me faz viajar pelo mundo da culinária.

Cozinhar com flores é também uma das grandes paixões da minha vida. Antes de me aventurar na gastronomia, sonhava em trabalhar com botânica. Até cheguei a fazer faculdade de Biologia, mas percebi que não era meu verdadeiro caminho. As plantas têm um papel essencial na minha vida culinária, o que não é à toa, já que sou vegetariana.

Eu adoro ver como as flores tiveram um papel importante ao longo da história da gastronomia. É fascinante ver como elas são usadas de maneiras criativas e surpreendentes. Desde os tempos mais antigos, as civilizações romanas, gregas, persas e chinesas destilavam águas aromatizadas e xaropes com pétalas de rosa, jasmim, hibisco e gerânio... Na Idade Média, os cozinheiros na Inglaterra preparavam pratos doces e salgados usando rosas e flores de sabugueiro. Até mesmo a rainha Elizabeth I ordenava que tivesse sempre uma conserva de lavanda na mesa real.

As flores em pratos sempre chamaram a minha atenção. Me lembro de um filme da década de noventa que se chamava “Como Água para Chocolate”, a protagonista vivia uma paixão proibida e transmitia todos os sentimentos através da comida, criando combinações mágicas. Em uma cena épica, ela ganha um buquê de rosas do seu amor e resolve fazer um prato de codorna com um molho feito das pétalas. Todo mundo na mesa sente na comida o amor e a paixão dos dois -  especialmente a irmã que fica tão empolgada que acaba se despindo e fugindo à cavalo com um soldado visitante! 

Juro que a receita que eu vou compartilhar no fim desse texto não vai fazer você sair correndo sem roupa à cavalo mas, posso garantir que ela também será capaz de despertar sensações deliciosas…


Faz algum tempo que queria cozinhar com a flor de abobrinha, ela me traz um feeling tipo: “Tô na Toscana”. A "fiore di zucca" , como é chamada pelos lados de lá, é um ingrediente muito popular na culinária italiana e é utilizada em uma variedade de pratos deliciosos, como frituras, recheios e massas. 

Você já deve ter ouvido falar na "fiore di zucca ripieni" que as flores são recheadas com queijos como a ricota, muçarela ou queijo de cabra, temperadas com ervas frescas e, em seguida, fritas até ficarem crocantes. Essa combinação de flores macias e recheio cremoso é uma verdadeira delícia.


Aqui compartilho uma receitinha super fácil e para dar um toque especial, você pode incrementar recheando com uma ricota fresca ou outro queijo de sua preferência.


Tempura de Flor de Abobrinha

Ingredientes

- 6-8 flores de abobrinha

- Óleo vegetal para fritar

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 1/2 colher de chá de sal

- 1 xícara de água gelada

- Molho de sua preferência para mergulhar (por exemplo, molho de soja ou molho tártaro)


Como fazer

1. Lave cuidadosamente as flores de abobrinha e retire o pistilo (parte central) delicadamente, se desejar. Deixe as flores de molho em água gelada por cerca de 10 minutos para mantê-las frescas e crocantes.

2. Em uma panela funda, aqueça o óleo vegetal em fogo médio-alto até atingir uma temperatura de cerca de 180°C.

3. Enquanto o óleo aquece, prepare a massa de tempura. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal. Adicione a água gelada aos poucos, mexendo delicadamente, até obter uma massa lisa e homogênea.

4. Mergulhe cada flor de abobrinha na massa de tempura, garantindo que fique completamente revestida. Retire o excesso de massa delicadamente.

5. Com cuidado, coloque as flores no óleo quente. Frite por cerca de 2-3 minutos, virando-as uma vez, até ficarem douradas e crocantes.

6. Retire as flores de abobrinha da panela e coloque-as sobre papel absorvente para remover o excesso de óleo.

7. Sirva as flores de abobrinha imediatamente, acompanhadas do molho de sua preferência para mergulhar.


Esse tempura de flores de abobrinha são ótimos como aperitivo ou parte de uma refeição leve. 

DICA: Na hora de preparar a flor de abobrinha, é legal tirar o pistilo (aquela parte central) porque pode dar um gostinho amargo. Mas não se preocupe, é fácil fazer isso com os dedos ou uma tesourinha. 

Agora que o Instagram está cheio de fotos lindas no verão do hemisfério norte, porque não nos inspirar nessa receita típica italiana mesmo no inverno brasileiro?

Montamos uma mesa a la Italia e Voilà!

Note: Roma City Guide & City Guide: Puglia, Itália

Previous
Previous

Shoe Guide at Gallerist

Next
Next

Travel Guide: Na minha mala de Julho para a Bahia